segunda-feira, 12 de abril de 2010

Quatro anos sem baloto.

Fui criado desde pequeno ouvindo o som da concertina,pandeiro,zabumba triângulo e cantor de viola ,como chico mota e adauto bezerra,louro branco e cícero nascimento.Mas o som da sanfona foi o primeiro instrumento que eu ouvi e conheci dentro de minha casa ,apesar dos pesares meu pai não tocava sanfona ,mas gostava de um fole de oito baixos.Na época não tinha essas bandas sofisticadas e o som das festas de casamentos e saraus eram puxados ao fole de oito baixos que lá para o sul é denominado de gaita de ponto. Nos forrós animados,com botequins refinados onde a bebida era gelada nos tambores de ferro com gelo em barra com certa mistura de saco de estopa e poagem.Assim era as nossas festas de casamentos,quermeses e novenas.Hoje doze de abril, mim parece ontem,fez quatro anos que Baloto se foi, se foi para o além e que Allah o tenha em vossa glória e esteja sastifeito com ele porque ele era um homem bom e dava alegria ao povo pobre e aos nossos agricultores com suas músicas alegres que emitiam do seu famoso fole de oito baixos.Quando eu fundei a famosa Nossa Rádio Fm , Baloto vinha de São José da bonita tocar nos sábados para nosso povão ouvi, baloto foi engraxate, vendedor de sorvete, bicheiro,bóia fria, e enfim um lutador,gravou um cd só um edição, não fez sucesso,mas tinha dignidade e carater de um cidadão que doou a sua vida a tocar e alegrar nas praças, nos batizados , aniversários e festas de casamentos e nos São Jõaos pé de serra, que se comemorava em nossa região.Aqui fica a minha homenagem a esse grande bardo da gaita de ponto ,o famoso fole de oito baixos , assim era baloto que o seu legado vai passando de geração e geração, e nós se lembrando quando ele vendia sorvete "olha o sorvete gente" nas festas e comemorações populares. Eu sou antipoda.

Nenhum comentário: