quinta-feira, 10 de maio de 2012

O céu resplandece de luz.

Eu, vou narrar um fato que é muito interessante para as pessoas de Jardim do Seridó e as demais cidades adjacentes.O mês de junho é o mês do Coração de Jesus, e no Seridó só tem mim parece duas paróquias com esse padroeiro ou co-padroeiro.Jardim do Seridó é um destas paróquia com esse santo .Mas, quando eu era criança mim lembro bem que a festa do mesmo era celebrada no mês de junho.Monsenhor Ernesto Espínola, que Deus o vos tenha em vossa glória e no seio do profeta Abraão e também no paraíso, mudou para o mês de setembro por causa da festa da colheita do algodão que era muito abundante no nosso Seridó e dava muita safra para os pequenos produtores rurais que vinham agradecer ao Coração de Jesus.Passando se os anos o Monsenhor adoeceu e veio outro padre ficou mudando a data da festa que era em 07 de setembro a vespéra do dia 08, sempre mudava para os finais de semana, e agora chegou outro padre voltou a festa para o que era antes sem consultar a população ,ele consultou o clero e o povão que faz a parte social ficaram de fora, consultar associações da elite da igreja é outra coisa mas, o povo também em geral e em assembléia deve ser consultado por que tinha uma justificativa .Agora acontece que a parte social é outra coisa quem vinha das outra cidades inclusive o povo daqui que mora na capital, vinha para o dia 07 de setembro para assistir o desfile e ficar para a festa do glorioso Coração de Jesus , que é uma procissão muito bonita , o desfile é no dia primeiro de setembro e a festa voltou para o mês de junho.Os parques de diversão que animam a festa dizem que não vem porque é contra mão .Agora uma festa só rezada ,sem banda de música, sem banda para o povo homenagear o santo, não tem nenhuma.Eu espero que tenha mas, como o povo de Jardim são muito politiqueiros e gostam de um chafurdo, eu espero que seja boa e que o povo se acostume com mudança ,isto é que é a verdade, porque para mim tanto faz como tanto fez , não mexo com igreja e tao pouco sou padre para mexer com santo e defunto.Digam amém!

Nenhum comentário: