domingo, 15 de fevereiro de 2009

O sentido da educação


A educação que eu vejo, é no sentido, de uma observação diária, hora e hora guiada por um professor como orientador, e não como um ditador. O professor por observar o educando, ele no final do ano, saberia suficientemente se você poderia passar adiante ou se você passaria mais um tempo na sala de aula. Por isso exames não farão sentido, se você aprender ou não, porque o exame não prova a sua sabedoria e nem comprova as suas habilidades, por que o maior inventor do mundo Thomas Edison, só teve 3 meses de escolaridade e ele dizia que “a genialidade tem um por cento de expiração e noventa e nove por cento de esforço”, se você não se esforçar, o professor como um guia, não poderá avaliar e adiantá-lo.

O professor no passado foi de suma importância, por que ele passou em todos os exames e acumulou muito conhecimento, ele era o único veículo e meio que poderia transmitir conhecimentos.

Hoje, temos a televisão, o rádio, Internet e o próprio computador. Porque atualmente o conhecimento é tão vasto, que ninguém pode escrever um livro científico, porque ele já estará ultrapassado, assim desse modo a ciência terá que depender de artigos, periódicos, para não desatualizar, por que o livro quando você termina de escrevê-lo não terá mais sentido. Nós educadores fomos educados há trinta anos e nesse sentido, muita coisa mudou e como mudou.

O professor deverá ser um orientador para guiá-lo e não torturá-lo com coisas arcaicas e ultrapassadas, mas mostrá-lo como se usa um computador, pesquisar, guiá-lo a biblioteca e indicar onde estarão os artigos mais importantes e atualizados, nesse sentido, ele não estará mostrando conhecimento para você, está tornando-o ciente do conhecimento atual.

A educação era para ser conclusiva, não dissertativa, onde você iria aprender as matérias de informações como: História, Geografia e Conhecimentos Gerais ao todo, também as matérias científicas como: Biologia, Química e Física que podem ser transmitidas, pelo computador e o professor guiado, orientando e tirando conclusões, porque são mais difíceis e precisa do ser humano para orientar.

E para finalizar, vem à linguagem, cada pessoa no mínimo no mundo deveria aprender uma segunda língua, uma é a língua mãe e a outra poderia ser inglês, francês, espanhol como veículos internacionais de comunicações. O inglês é atualmente ultra necessário porque é uma língua comercial e as pessoas deveriam abandonar o preconceito, e cair na real, porque o inglês é amplamente difundido e é necessário no mundo atual.

Nenhum comentário: